Tranca eletrônica com senha usando MSP430

Eae, pessoal!

Imagem

Esse post é baseado num projeto pessoal do amigo Caio Nunes, ele mesmo o escreveu e  desenvolveu. O projeto é baseado numa Tranca eletrônica com senha utilizando o microcontrolador MSP430 da Texas Instruments. Já falamos sobre esse microcontrolador aqui no blog, lembra? Caso não lembre aqui vai: Os primeiros passos com o MSP430 e Energia – compilador para MSP430

Daqui pra frente, passo a ‘palavra’ ao Caio:

Imagem

  Imagem

A tranca possui uma parte mecânica e outra eletrônica. Na parte mecânica, apenas adaptei uma trinca convencional interna acoplada a porta com um motorzinho usado (peguei o meu de um drive velho de cd) para trancar e destrancar conforme o motor gira no sentido horario ou anti-horario. Do lado de fora da porta coloquei um teclado, desses de telefone mesmo, para ser a interface da senha e dois leds indicadores: verde para quando a porta estiver destrancada e vermelho para quando a porta estiver trancada.

Imagem              Imagem

Na parte eletrônica, há todo o controle por senha da tranca através do microcontrolador e de uma ponte H que serve para inversão de sentido e drive do motor da tranca.

Pela interface da senha ser uma matriz de teclas, onde as teclas estão conectadas entres linhas e colunas, foi preciso desenvolver um programinha no MSP430 que fizesse um varredura das teclas sempre que alguma delas fosse acionada para poder encontra-la.

Imagem

Assim, o número da tecla é amarzenado no programa e se os três primeiros números teclados forem correspondentes à senha de 3 dígitos a porta é destravada, caso os números não sejam correspondentes um sinal no led vermelho é emitido (ele pisca 3x rapidamente) e o usuário pode fazer uma nova tentativa de senha.

Existe uma tecla específica, que no caso foi escolhida a tecla ‘*’, para se trancar a porta quando a mesma está destrancada.

Um sensor presente na tranca indica se a mesma está trancada ou destrancada através dos leds e só permite que a porta seja trancada se estiver destrancada e vice-versa.

Para economizar energia todo o sistema só é ativo, por uma chave, quando a porta está encostada, afinal somente assim ele pode ser trancada ou destranca.

 g             h

A alimentação do circuito é feita por uma bateria Panasonic de 3,6v e 600mAh, dessas mesmas baterias usadas em telefones sem fio.

i

Abaixo está o programa em C utilizado e um videozinho mostrando o funcionamento, espero que tenha dado para entender um pouco… hehe

Qualquer duvida, comentem!

O projeto ainda está em sua fase Beta e pretendo aperfeiçoa-lo mais pra frente… rsrs Mas espero que tenham gostado. Por enquanto é isso pessoal, nos vemos numa outra edição especial do blog.

 Visualize o programa em C AQUI

Vídeo do funcionamento:

Até a próxima!

Anúncios

2 ideias sobre “Tranca eletrônica com senha usando MSP430

  1. Gustavo

    O Lá , eu estou fazendo um projeto quase igual ao seu e estou com um problema com a eletrônica eu gostaria de saber como você fez a eletrônica para fechar e abrir o trinco.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s