Chronos: ‘relógio’ de desenvolvimento wireless

ti_msp430_chronos_1Fala pessoal! Eu não poderia encerrar esse ano sem um post novo para o blog. Comecei com uma brincadeira no começo de Janeiro, e estou terminando Dezembro com cerca de 40.000 visualizações. Foi muito gratificante para mim perceber como isso cresceu, eu espero que continue crescendo muito em 2014, pois eu vou me dedicar muito à isso aqui.

Vamos ao que interessa. Alguns meses atrás tivemos a Semana de Tecnologia do IFSP. Que é um evento muito interessante e aberto ao público externo que ocorre geralmente no fim de Outubro. Muitas empresas vão interessadas em apresentar seus produtos aos estudantes da área de tecnologia, que em um futuro próximo, podem se tornar clientes potenciais. Um dos produtos que eu conheci na Semana de Tecnologia desse ano foi o Chronos, da Texas Instruments (mesma empresa que produz o MSP-430). Tal como foi falado no título do post, a utilização do Chronos se dá basicamente para o desenvolvimento de aplicações wireless utilizando um relógio. Pelo que vi, ele funciona muito bem em conjunto com o MSP-430. Ainda não adquiri o meu, mas pretendo adquiri-lo em breve. O preço que é um pouco salgado: comprando diretamente no site da Texas Instruments, o relógio sai por aproximadamente US$ 58,00.

Vamos ao produto em si:

O eZ430 – Chronos é um sistema de desenvolvimento sem fio altamente integrado, em um relógio esportivo . Ele pode ser usado como uma plataforma de referência para os sistemas supervisórios, exibição de alguns status de redes locais, ou como um sensor remoto para coleta de dados. Também pode ser utilizado como um monitor de frequência cardíaca.

Capturar2

Esta ferramenta possui um display LCD de 96 segmentos e oferece um sensor de pressão integrado e acelerômetro de 3 eixos para controle sensível ao movimento. O recurso sem fio integrado permite que os Chronos atue como um ‘hub’ central para sensores sem fio próximos, como monitores de frequência cardíaca por exemplo. O eZ430 – Chronos oferece medição de temperatura e  tensão da bateria e a visualização dos seus dados é feita com uma interface sem fio USB.

Capturar1

O relógio eZ430 – Chronos pode ser desmontada para ser reprogramado com um aplicativo personalizado. Achei essa parte muito legal. Junto com o kit vem uma chave de fenda. Para você abrir e ver como ele funciona internamente, e até mesemo embarcar o seu próprio ‘aplicativo’ de acordo com o seu projeto ou necessidade de aplicação:

Capturar

O dispositivo USB que acompanha o relógio, quando ligado à um PC recebe os dados enviados pelo Chronos. Em um software fornecido pela Texas, é possível visualizar diversos parâmetros do relógio, por exemplo, os dados fornecidos pelo acelerômetro:

Capturar3

Toda a documentação e muitos outros detalhes e instruções podem ser encontrados diretamente na página do Chronos no site da Texas Instruments.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado. Creio que não teremos nada novo daqui até o começo de Janeiro, então tenham todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações e conquistas!

Greetings

Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s